Movidas pelo espírito colaborativo e no esforço de aprimorar o processo de ensinoaprendizagem, agências experimentais de comunicação de nove Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, reunidas em São Leopoldo no dia 6 de janeiro de 2011, acordaram dar início a ações conjuntas, dentre elas a formação de profissionais éticos, responsáveis, comprometidos e autônomos.
Com atividades, experimentações, aprendizagens em comum, as agências experimentais reunidas têm o propósito de constituir uma koinonia (do grego koinon, ter em comum), segundo o conceito de Aristóteles. Pessoas e grupos percebem seus interesses comuns através da educação e da comunicação, afirmava o filósofo e pedagogo estadunidense John Dewey, duas grandezas próprias das nossas atividades.
O processo civilizatório está alicerçado na construção coletiva, no conceito comunitário de vida e de desenvolvimento humano, responsável pelo progresso científico, tecnológico e social, que teve na educação e na comunicação duas de suas alavancas. Mas essa evolução também nutriu, pelo avesso, a ideologia tão presente no Ocidente, privilegiando o indivíduo sobre os interesses coletivos.
A cooperação, contudo, será uma das marcas do século XXI. Empresas procuram fusões, redes sociais se expandem, conhecimentos se espalham nas iniciativas wiki. Os desafios que se colocam no horizonte da comunicação encontrarão melhores respostas se dadas de maneira coletiva, sem que os cursos tenham que abrir mão de sua identidade, características e afinidades.
Independente da marca evolutiva que a sociedade da informação alcançará, a comunidade, materializada pelas relações humanas, não perderá o seu lugar formador. Os meios de vida, o autoconhecimento e a própria auto-imagem ganham substância, não com distanciamentos, mas nas relações com o outro, com a natureza, com o contraditório, com a sociedade.
As ferramentas mais sofisticadas que a tecnologia vier a desenvolver serão, no máximo, apoios para as atividades de professores e de comunicadores. Saber contar uma história, vender uma ideia, incentivar relações, formar seres éticos, responsáveis, comprometidos com a cidadania, sempre estará no horizonte da comunicação e da educação. Agências experimentais são constructos desse processo.
A adesão das agências às propostas levantadas nesse 1o Colóquio dar-se-á, num primeiro momento, de modo informal, ganhando consistência regulatória e formal após materialização de propostas alinhavadas no encontro, que aparecem abaixo explicitadas. Cada agência anunciará sua adesão no “site” do Colóquio, que servirá de rede dos participantes.
O 1º Colóquio das Agências Experimentais de Comunicação apresentou a experiência piloto do “Infocâmbio Universitário”, iniciada no segundo semestre de 2010 pelo Portal3, do curso da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) com a Agência A4, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). O “Infocâmbio” publica matérias produzidas pelas duas agências.
Ainda como piloto, mas agora ampliado, o “Infocâmbio” abre espaços para a troca de produções das agências experimentais parceiras, observando os itens de um manual básico de redação, a ser elaborado pela Agexcom da UNISINOS, e critérios éticos e técnicos na apuração de temas, fontes, e informações. Regras mais definidas serão debatidas no próximo Colóquio, que constituirá, também, um Conselho de Redação.
O Espaço Experiência, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e agência da Universidade FEEVALE vão elaborar regulamento de concurso, aberto a todas as parceiras, para a criação de logomarca do Colóquio, que será escolhida no próximo evento. O Colóquio ganha, assim, identidade, sem vinculá-lo, no entanto, a qualquer das IES, para que mantenha mobilidade, marca desde sua gênese.
Agências da ULBRA e da UNISINOS desenvolverão, em conjunto, campanha de valorização do rofissional de Comunicação, seja do relações públicas, do publicitário, do jornalista, do realizador audiovisual, do comunicador social. A proposta da campanha será apresentada no II Colóquio, para análise, e, depois de aprovada, assumida pelas parceiras nas suas instituições e entorno.
Além da valorização do profissional, a campanha deverá enfatizar características, atribuições, responsabilidades, afazeres e ética de cada carreira da Comunicação, fortalecendo o pacto de confiança entre públicos e produtores de informação. Indicar à sociedade padrões e princípios profissionais das carreiras faz parte do necessário “letramento em comunicação”.
A agência experimental da Universidade Luterana (ULBRA) reunirá, no decorrer do ano de 2011, gestores do Direito, comunicadores, sindicalistas, estudantes, professores e profissionais da Comunicação na busca do entendimento legal para a constituição de um Conselho de Comunicação Social no Estado e na Federação, e formulação de minuta de apoio às iniciativas.
Do Colóquio partirá carta, com texto elaborado pela agência A4, à entidade promotora do Salão da Propaganda, sugerindo a introdução de categoria júnior na mostra, premiando peças laboratoriais produzidas por estudantes de Publicidade e Propaganda. As agências parceiras constituirão, também, banco de imagens
fomentado por produções experimentais, de livre acesso e uso.O 2º Colóquio, que será palco de Mostra Não-Competitiva das Agências, terá lugar em Santa Cruz do Sul, no dia 6 de janeiro de 2012. Como anfitriã, a agência A4, da UNISC, construirá o Portal do Colóquio, mediará o grupo de discussão constituído pelos participantes do primeiro encontro, e convidará representantes do Consórcio das Universidades (COMUNG) para participarem do evento.
Idealizado e organizado pela Agexcom da UNISINOS, integram a koinonia das agências representadas no 1º Colóquio por coordenadores, docentes, estagiários e estudantes das instituições que seguem: Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), FEEVALE, PUC-RS, Universidade Passo Fundo (UPF), Universidade Franciscana de Santa Maria (UNIFRA), ULBRA, UNISC, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES).
São Leopoldo, 23 de março de 2011