O final da manhã contou com oficinas que seguiram até o início da tarde.
A Oficina 1 do 3º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação ficou por conta do Prof. José Francisco, abordando o tema "Vinhetas de abertura: exercício de emoção". Em pouco mais de uma hora, José Francisco falou sobre vinhetas em filmes e seriados e lembrou Saul Bass, que fez a abertura do longa "Psicose" (1960), o qual trouxe uma nova forma de linguagem para as introduções nas telas.
A Oficina 1 do 3º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação ficou por conta do Prof. José Francisco, abordando o tema "Vinhetas de abertura: exercício de emoção". Em pouco mais de uma hora, José Francisco falou sobre vinhetas em filmes e seriados e lembrou Saul Bass, que fez a abertura do longa "Psicose" (1960), o qual trouxe uma nova forma de linguagem para as introduções nas telas.
Professor José Francisco durante a sua oficina |
Segundo o professor, foi Saul Bass quem teve a ideia de fazer da abertura de um filme uma completa experiência dentro do contexto de da história. Ao final da atividade, os presentes fizeram um exercício em grupo tratando de temas apresentados na oficina.
Às 11h30 teve início a oficina 2, na sala 204 do Prédio Amarelo, com o tema "Trabalhando com Advergames" e ministrada pelo professor Thiago Mendes. Em quase 1 hora e meia de discussão, foi apresentada a realidade atual do mercado de Jogos Digitais, que é o 2° maior mercado da indústria criativa mundial e o Brasil ocupa a 4° posição na produção e no consumo de games entre todo os países.
Professor Thiago Mendes falando sobre Advergames |
O perfil do consumidor e a abordagem usada pelos desenvolvedores foram exemplificados, com vídeos mostrando na prática tudo o que foi palestrado. O professor, de forma humorada, definiu os desenvolvedores de jogos como "traficantes de dopamina", fazendo uma analogia ao fato de que a ideia por trás de um game é causar alvoroço nos neurotransmissores do cérebro responsáveis pela sensação de prazer (provocando o efeito da dopamina).
A oficina 3 foi com Juliano Fagundes e Fabio Buss, da Gad’Brivia, uma empresa do Grupo Gad focada na Gestão Digital. A dupla deu exemplos de gerenciamentos de crises realizados para outras empresas pela Gad’Brivia. Contaram as possibilidades que as redes sociais podem proporcionar e como o uso das mesmas vem mudando gradualmente e influenciando nos resultados das instituições. Valorizaram muito o olhar critico dos meios digitais, a importância das críticas assim como os elogios.
Juliano Fagundes e Fabio Buss |
E assim encerraram-se as oficinas do 3° Colóquio das Agências Experimentais de Comunicação.
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