terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Deli Matsuo no 3° Colóquio das Agências Experimentais de Comunicação



No próximo dia 09, às 10 horas da manhã, durante o 3° Colóquio das Agências Experimentais de Comunicação, o vice-presidente de gestão e TI do Grupo RBS, Deli Matsuo, realizará um bate papo com os acadêmicos de comunicação participantes do evento sobre “Gestão de Pessoas”. Com a proposta de ser um encontro descontraído é aconselhável que os estudantes já pensem em algumas perguntas ou pesquisem sobre o tema para interagirem com o palestrante.

Com um modo especial de ver o dia-a-dia do mercado, Deli é um dos profissionais que apoia as atividades de lazer praticadas pelos funcionários, em paralelo as suas atividades, desde que não comprometa a produtividade. Na Google, onde foi Diretor de Recursos Humanos para a América Latina entre 2006 e 2010, implementou muito dessa cultura.

Em uma passagem por Santa Catarina, na Redação do Diário Catarinense, realizou uma conversa informal com os funcionários, explicando os novos caminhos do RH da empresa. Durante o bate-papo, Deli afirmou que em “uma empresa saudável, não se pode ter medo de fazer perguntas”. Então, caprichem nos questionamentos.

Lembrando que Deli Matsuo é  Vice-Presidente de Gestão, Pessoas e TI do Grupo RBS. Atuou no Google, onde foi diretor de Recursos Humanos para a América Latina de 2006 a 2010, liderou projetos para a Ásia e no Vale do Silício, na Califórnia, até outubro de 2011. Também tem mais de 15 anos de experiência, com passagens por empresas de grande porte atuando em consultoria estratégica e executive search. Graduado em Engenharia Elétrica e Tecnologia da Informação, tem MBA em Administração de Empresas pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em São Paulo.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O 3° Colóquio das Agências Experimentais de Comunicação oferece oficinas optativas para alunos e professores

 
Durante a programação do 3° Colóquio será ofericido, para alunos e professores, oficinas optativas que ocorreram simultaneamente das 11h30 ás 13h. Estas oficinas buscam possibilitar aos participantes algumas atividades práticas durante as atividades do 3° Colóquio.
As oficinas são "Vinheta de abertura: exercício de emoção" com o Prof. José Francisco e "Trabalhando com Advergames" com o Prof. Thiago Mendes. Para se inscrever basta marcar na ficha de inscrição, dísponível no blog, qual oficina os alunos querem participar.
Não esqueça que a ficha dever ser encaminhada até o dia 22 de dezembro para agecom@feevale.br 

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Informações sobre a Mostra dos Portfólios

O 3º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação, que ocorrerá na Universidade Feevale em 09 de janeiro de 2013, realizará pela primeira vez a Mostra dos Portfólios dos trabalhos desenvolvidos pelas Agências Experimentais no ano de 2012.
Cada agência poderá expor no máximo 07 produtos de comunicação, ou seja, produtos desenvolvidos pelas mesmas, exemplo: Blog, jornal impresso, jornal online, peças publicitárias, vídeos. Por produtos de comunicação entendem-se todos os materiais desenvolvidos em qualquer plataforma de comunicação. Mas lembre-se sua agência deve escolher apenas 07 produtos, então se foi criada uma campanha de comunicação a agência deve escolher a melhor peça que represente esta campanha, podendo ser impressa, online, vídeo ou áudio.
As peças impressas devem ser em A3 aplicada em paspatur com margem de 10cm. O formato dos vídeos deve ser em MOV ou AVI e o áudio em MP3. Todos os produtos devem ter sua explicação, que se sugere ser impressas em A4 e aplicada em paspatur 10cm. A montagem dos materiais deve ser realizada pelas equipes das agências experimentais logo após o credenciamento, então cada grupo deve trazer todo o material pronto para expor. A Universidade Feevale disponibilizará para cada Instituição expositores, computadores, caixa de som e televisão ou retro- projetor, que devem estar descritos na “Ficha de inscrição para Mostra dos Portfólios” que esta disponível no blog do Colóquio. Esta ficha precisa ser enviada até o dia 03 de janeiro para agecom@feevale.br e, assim seu portfólio estará cadastrado e os equipamentos reservados.

O objetivo é que esta Mostra se torne competitiva no ano de 2014, portanto durante a tarde do Colóquio acontecerá um grupo de discussão, sob responsabilidade da Unisinos, que abordará o regulamento, critério de avaliação e possibilidades para a próxima Mostra.

Não esqueça também de mandar, até dia 22/12/2012, a ficha de inscrição com os integrantes da sua Agência que participarão do Colóquio. Assim poderemos recebê-los melhor.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Inscrições 3º Colóquio de Agências Experimentais


A 3ª edição do Colóquio de Agências Experimentais acontecerá no dia 9 de janeiro de 2013 na Universidade Feevale e contará com novidades.

Pela primeira vez, o Colóquio contará com a Mostra de Trabalhos Experimentais, na qual cada uma das agências poderá apresentar sete produtos feitos em 2012. “A ideia é que a exposição se torne uma mostra competitiva a partir do Colóquio do ano que vem”, comenta a Profª Coordenadora do núcleo de Relações Públicas da Agência Experimental de Comunicação da Feevale, Caroline Colpo, uma das envolvidas no projeto. As agências terão até o dia 3 de janeiro para enviar os materiais.

Além da mostra, o Colóquio terá oficinas, grupos de discussão e um bate-papo com um convidado especial falando sobre a temática do encontro deste ano, “Gestão da carreira do estudante de Comunicação Social”.

As inscrições para a mostra de trabalhos já podem ser feitas acessando o blog do Colóquio.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Rumo ao 3º Colóquio das Agências Experimentais de Comunicação

Os preparativos para o 3º encontro das Agências Experimentais de Comunicação já começaram. Em Janeiro de 2013 a reunião será na Universidade Feevale, e além dos grupos de discussão sobre as agências experimentais, estão previstas atividades que terão como foco a gestão da carreira do estudante de Comunicação Social.
 
Entre as novidades que serão postadas para o 3º Colóquio, está a novo layout do blog. Mas para ninguém esquecer a imagem do 2º encontro que permaneceu conosco até agora, abaixo uma “printer” da tela que faz parte da nossa história.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

CARTA DE SANTA CRUZ DO SUL 

As 12 agências representadas no 2º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação, realizado a 12 de janeiro de 2012, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em consonância com o espírito do primeiro encontro, realizado em janeiro de 2011, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, reiteram sua vontade, propósito e disposição de desenvolver ações conjuntas no âmbito da formação universitária focadas na formação profissional ética, responsável, comprometida e autônoma.

Estabelecem, sobretudo, em consonância com o tema-gerador do 2º Colóquio, a ação integrada das agências experimentais, partindo do pressuposto que estas se posicionam como elementos estruturadores da formação superior em Comunicação.

As diretrizes se materializam, nesta carta, a partir de três movimentos identificados, que, por sua vez, dizem respeito a a) ações de valorização do trabalho das agências; b) vizibilização e amplitude destes trabalhos, e, finalmente, c) instrumentalização do Colóquio de Agências Experimentais.

Ações para valorização do trabalho das agências 

No âmbito das ações voltadas à valorização do trabalho das agências experimentais de comunicação, acordou-se desenvolver, ao longo de 2012, campanha focada na valorização das agências, trabalho este que será compartilhado em conjunto pela Agexcom, da Unisinos, com a colaboração de todas as agências experimentais envolvidas no congresso. Cabe à Agexcom, da Unisinos, desenvolver a proposta do vídeo institucional e determinar as especificações técnicas do material que deverá ser produzido por cada agência.

A Agexcom fica encarregada de reunir o material, produzir o roteiro e finalizar o vídeo. Insere-se neste contexto a proposição da agência experimental de comunicação (Agecom) da Universidade de Passo Fundo (UPF), no sentido de fomentar, junto a alunos, professores e gestores das Instituições de Ensino Superior (IES), ações cujo objetivo final seja o de articular o diálogo entre estas instâncias e suas agências.

Decorrência das estratégias focadas na valorização das agências e de quem nelas aprende, acordou-se buscar, com cada vez mais intensidade, já a partir da edição de 2013, a participação dos monitores e voluntários das agências experimentais na condição de protagonistas das ações desenvolvidas durante o colóquio. Por este viés, caberá aos graduandos, a título de exemplo, a tarefa de conduzir as discussões em torno do colóquio nos grupos focais.

 Por fim, ainda no espectro das ações voltadas à valorização do trabalho das agências experimentais de comunicação, será instituída uma comissão para discutir a implantação de uma mostra competitiva contendo as ações desenvolvidas pelos integrantes do colóquio. Esta comissão será coordenada pela Agecom da Feevale.

Visibilização e amplitude do trabalho das agências 

O crescimento do Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação sugere que este dialogue com mais intensidade com instâncias representativas da área em nível nacional e, sempre que possível, internacional, e que alargue suas fronteiras para além do Rio Grande do Sul, onde está sediado, sem, com isso, fragilizar o caráter regional.

 O diálogo com as demais instâncias representativas se estabelecerá, em um primeiro momento, por meio do estreitamento de laços com entidades como a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), em suas instâncias nacional e regional (Intercom Sul), e o Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación (Alaic), bem como associações que dialogam com as habilitações representadas no colóquio (jornalismo, relações públicas e publicidade, principalmente).

A Agência A4, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), levará adiante este propósito. A sugestão de criação da categoria Agências Experimentais de Comunicação em mostras competitivas como o SET da PUC e o Expocom é parte desta estratégia.

No que toca ao alargamento do colóquio para além dos limites geográficos do Estado, acordou-se que esta aproximação, iniciada a partir do encontro de Santa Cruz do Sul, será intensificada. O âmbito de atuação ainda é regional, mas vocacionado para o alargamento das fronteiras do Colóquio, o que ocorrerá por meio, por exemplo, da publicização das atividades do Colóquio em eventos com o 14º Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo (14º FNPJ), de 27 a 30 de abril de 2012. A tarefa será de responsabilidade da Agência A4.

Instrumentalização do Colóquio de Agências Experimentais 

O aprimoramento do Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação dialoga de forma estreita com a instrumentalização do mesmo. Neste sentido, acordou-se desenvolver portal que reúna, de um lado, informações referentes ao colóquio, do ponto de vista institucional, enquanto que, de outro, agregue experiências como o site infocâmbio universitário e a criação de uma network dos integrantes do colóquio.

Especificamente sobre o infocâmbio universitário, pretende-se que o mesmo, uma vez sediado no portal a ser desenvolvido, seja utilizado como espaço de troca de experiências das atividades desenvolvidas pelas agências experimentais. Já a network dos integrantes do Colóquio terá como propósito servir de banco de referência acadêmica e profissional para os integrantes das agências experimentais.

O uso de redes sociais como forma de divulgação das atividades do colóquio insere-se neste contexto. Caberá à Agex, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) desenvolver, depois da alteração do portal, o regulamento para a postagem de fotos, como um banco de imagens coletivo.

O conjunto de orientações e princípios voltados à operacionalização das agências experimentais de comunicação, em seu diálogo com o Colóquio, por fim, será elaborado pela Agecom da UPF. O prazo final para desenvolvimento dos mesmos é o encontro de Novo Hamburgo, em janeiro de 2013, de forma a se criar um documento coletivo a partir das proposições de cada um de seus integrantes.

Integraram o 2º Colóquio de Agências Experimentais as seguintes agências: A4 (Unisc), Agex (Ulbra), Agecom (Feevale), Usina de Idéias (Unijuí), Agecom (Facaat), Espaço Experiência (PUC), Agexcom (Unisinos), Agerp (UFSM), Aecom (Univates), Agecom (UPF), Caixola (UFRGS) e, finalmente, Agência de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Santa Cruz do Sul, 12 de março de 2012