Carta de Santa Cruz do Sul


CARTA DE SANTA CRUZ DO SUL 

As 12 agências representadas no 2º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação, realizado a 12 de janeiro de 2012, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em consonância com o espírito do primeiro encontro, realizado em janeiro de 2011, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, reiteram sua vontade, propósito e disposição de desenvolver ações conjuntas no âmbito da formação universitária focadas na formação profissional ética, responsável, comprometida e autônoma.

Estabelecem, sobretudo, em consonância com o tema-gerador do 2º Colóquio, a ação integrada das agências experimentais, partindo do pressuposto que estas se posicionam como elementos estruturadores da formação superior em Comunicação.

As diretrizes se materializam, nesta carta, a partir de três movimentos identificados, que, por sua vez, dizem respeito a a) ações de valorização do trabalho das agências; b) vizibilização e amplitude destes trabalhos, e, finalmente, c) instrumentalização do Colóquio de Agências Experimentais.

Ações para valorização do trabalho das agências 

No âmbito das ações voltadas à valorização do trabalho das agências experimentais de comunicação, acordou-se desenvolver, ao longo de 2012, campanha focada na valorização das agências, trabalho este que será compartilhado em conjunto pela Agexcom, da Unisinos, com a colaboração de todas as agências experimentais envolvidas no congresso. Cabe à Agexcom, da Unisinos, desenvolver a proposta do vídeo institucional e determinar as especificações técnicas do material que deverá ser produzido por cada agência.

A Agexcom fica encarregada de reunir o material, produzir o roteiro e finalizar o vídeo. Insere-se neste contexto a proposição da agência experimental de comunicação (Agecom) da Universidade de Passo Fundo (UPF), no sentido de fomentar, junto a alunos, professores e gestores das Instituições de Ensino Superior (IES), ações cujo objetivo final seja o de articular o diálogo entre estas instâncias e suas agências.

Decorrência das estratégias focadas na valorização das agências e de quem nelas aprende, acordou-se buscar, com cada vez mais intensidade, já a partir da edição de 2013, a participação dos monitores e voluntários das agências experimentais na condição de protagonistas das ações desenvolvidas durante o colóquio. Por este viés, caberá aos graduandos, a título de exemplo, a tarefa de conduzir as discussões em torno do colóquio nos grupos focais.

 Por fim, ainda no espectro das ações voltadas à valorização do trabalho das agências experimentais de comunicação, será instituída uma comissão para discutir a implantação de uma mostra competitiva contendo as ações desenvolvidas pelos integrantes do colóquio. Esta comissão será coordenada pela Agecom da Feevale.

Visibilização e amplitude do trabalho das agências 

O crescimento do Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação sugere que este dialogue com mais intensidade com instâncias representativas da área em nível nacional e, sempre que possível, internacional, e que alargue suas fronteiras para além do Rio Grande do Sul, onde está sediado, sem, com isso, fragilizar o caráter regional.

 O diálogo com as demais instâncias representativas se estabelecerá, em um primeiro momento, por meio do estreitamento de laços com entidades como a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), em suas instâncias nacional e regional (Intercom Sul), e o Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación (Alaic), bem como associações que dialogam com as habilitações representadas no colóquio (jornalismo, relações públicas e publicidade, principalmente).

A Agência A4, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), levará adiante este propósito. A sugestão de criação da categoria Agências Experimentais de Comunicação em mostras competitivas como o SET da PUC e o Expocom é parte desta estratégia.

No que toca ao alargamento do colóquio para além dos limites geográficos do Estado, acordou-se que esta aproximação, iniciada a partir do encontro de Santa Cruz do Sul, será intensificada. O âmbito de atuação ainda é regional, mas vocacionado para o alargamento das fronteiras do Colóquio, o que ocorrerá por meio, por exemplo, da publicização das atividades do Colóquio em eventos com o 14º Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo (14º FNPJ), de 27 a 30 de abril de 2012. A tarefa será de responsabilidade da Agência A4.

Instrumentalização do Colóquio de Agências Experimentais 

O aprimoramento do Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação dialoga de forma estreita com a instrumentalização do mesmo. Neste sentido, acordou-se desenvolver portal que reúna, de um lado, informações referentes ao colóquio, do ponto de vista institucional, enquanto que, de outro, agregue experiências como o site infocâmbio universitário e a criação de uma network dos integrantes do colóquio.

Especificamente sobre o infocâmbio universitário, pretende-se que o mesmo, uma vez sediado no portal a ser desenvolvido, seja utilizado como espaço de troca de experiências das atividades desenvolvidas pelas agências experimentais. Já a network dos integrantes do Colóquio terá como propósito servir de banco de referência acadêmica e profissional para os integrantes das agências experimentais.

O uso de redes sociais como forma de divulgação das atividades do colóquio insere-se neste contexto. Caberá à Agex, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) desenvolver, depois da alteração do portal, o regulamento para a postagem de fotos, como um banco de imagens coletivo.

O conjunto de orientações e princípios voltados à operacionalização das agências experimentais de comunicação, em seu diálogo com o Colóquio, por fim, será elaborado pela Agecom da UPF. O prazo final para desenvolvimento dos mesmos é o encontro de Novo Hamburgo, em janeiro de 2013, de forma a se criar um documento coletivo a partir das proposições de cada um de seus integrantes.

Integraram o 2º Colóquio de Agências Experimentais as seguintes agências: A4 (Unisc), Agex (Ulbra), Agecom (Feevale), Usina de Idéias (Unijuí), Agecom (Facaat), Espaço Experiência (PUC), Agexcom (Unisinos), Agerp (UFSM), Aecom (Univates), Agecom (UPF), Caixola (UFRGS) e, finalmente, Agência de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Santa Cruz do Sul, 12 de março de 2012

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